Luta global por dignidade, direitos e bem-estar das pessoas com deficiência
Se a vida já não é fácil e a luta por direitos básicos e bem-estar é contínua, se imagine com dificuldades básicas como se alimentar, andar, enxergar o semáforo ou ouvir uma conversa. Se situações como essa não são suas preocupações diárias, acredite: você tem muitos privilégios!
Ser uma pessoa com deficiência no Brasil ainda, infelizmente, coloca milhões de pessoas em situação de desigualdade social e econômica. São mais de 14,4 milhões de pessoas com deficiência no Brasil, segundo dados preliminares do Censo 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Dessas, mais de 63% das pessoas com 25 anos ou mais não tinham instrução ou não haviam completado o ensino fundamental, quase que o dobro quando comparado com pessoas sem deficiência. O analfabetismo, por exemplo, entre pessoas com deficiência é de cerca de 21,3%, cerca de 4 vezes maior do que a taxa de pessoas sem deficiência.
Dados como este representam uma pequena parte de uma grande desigualdade, que exige ferramentas e planejamento em busca de equidade, e políticas públicas são uma delas, mas não devem ser vistas como responsabilidade única dos Governos, sejam federais ou estaduais. A sociedade de modo geral tem papel relevante na discussão, promoção e manutenção de direitos para populações socialmente minoritárias. Assim, as leis de incentivo fiscal são alguns dos caminhos possíveis para levar saúde, cultura e esporte para este grupo tão relevante.
Desde as leis mais específicas como o Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência (PRONAS/PCD), do Ministério da Saúde, às leis de cultura e esporte, são inúmeras as possibilidades, modalidades e contextos de atividades e projetos que transformam um pedacinho dessa realidade.
A Goall Impacto Social é especialista na elaboração e assessoramento de projetos incentivados, com amplo portifólio voltado para pessoas com deficiência e inclusão e pode te ajudar a se tornar patrocinador ou a elaborar seu próprio projeto para beneficiar PCDs em todo o país!
Em 1992 a Assembleia Geral das Nações Unidas criou o “Dia Internacional das Pessoas com Deficiência”, uma data que deve ser como um lembrete para as ações cotidianas que mobilizem pessoas físicas e jurídicas a serem patrocinadoras e apoiadoras de ações com foco em diversidade e inclusão! Afinal, toda ação, por menor que pareça, pode ter impactos gigantes!
Referências:

