A Goall se orgulha de ter em seu portfólio de projetos elaborados e assessorados uma ampla gama de modalidades esportivas, valorizando a diversidade e o acesso democrático ao esporte. O Bola na Água – Ano Vermelho integra esse rol de iniciativas únicas ao apresentar o Biribol e o Polo aquático a crianças e adolescentes da rede pública de ensino das cidades de Ribeirão Preto e Batatais, no interior do Estado de São Paulo.
Ambas as modalidades combinam a natação com esportes de bola. O polo aquático dialoga com fundamentos do handebol, enquanto o biribol se aproxima do voleibol. O polo aquático, reconhecido como modalidade olímpica pelo Comitê Olímpico Internacional, é mais conhecido do público em geral. No entanto, suas exigências estruturais, como piscina adequada, materiais específicos e número mínimo de participantes, fazem com que ainda seja pouco acessível e difundido no Brasil, especialmente fora de grandes centros e clubes privados.
Já o biribol, modalidade genuinamente brasileira criada em Birigui, também depende de estrutura específica e, apesar de sua dinâmica inclusiva e potencial formativo, ainda é pouco explorado em políticas públicas esportivas.
Ao longo de 12 meses, o projeto atendeu 200 crianças e adolescentes, viabilizado por meio da Lei Paulista de Incentivo ao Esporte e com patrocínio da Rodonaves e da Algar, empresas que reforçam anualmente seu compromisso com a responsabilidade social ao apoiar iniciativas esportivas e culturais por meio das leis de incentivo.
A Associação Esportiva e Cultural Futebol e Arte, proponente do projeto e parceira da Goall há tantos anos, reafirma seu compromisso com a execução de projetos de excelência, adotando metodologias sociais que estimulam o desenvolvimento dos alunos para além da piscina. A proposta amplia os impactos da prática esportiva, promovendo transformações que alcançam não apenas os participantes, mas também a escola, as famílias e a comunidade, fortalecendo o esporte como ferramenta de inclusão, formação cidadã e desenvolvimento integral.

